Monday, June 17, 2013

Historia do Texas for Dummies - edicao Europa - America

Roubado aos Indios pelos Espanhois no inicio do sec. XVI, o Tejas acabou por ser abracado pela revolucao, na qual os Mexicanos expulsaram os Espanhois do seu territorio, tornando-se assim uma provincia do norte do Mexico. Contudo, devido as suas caracteristicas geograficas bastante desfavoraveis, o Tejas era uma zona bastante despovoada. O esforco financeiro inerente a cada revolucao, da qual a revolucao Mexicana nao foi excecao, levou este pais a declarar bancarrota, deixando-o sem meios para povoar esta provincia. Foi entao que, numa jogada arriscada, o presidente Mexicano arquitetou um plano que consistia na cedencia de terrenos do norte do Tejas a Norte Americanos que (com as suas familias) estivessem dispostos a establecer-se nesta provincia para trabalhar a terra e protege-la do inimigo. Estes senhores tinham a designacao de Empresarios! (um dos Empresarios pioneiros foi um senhor chamado Austin, dai o nome da Capital deste Estado). Em contrapartida, estes Empresarios teriam de se converter ao cristianismo e adotar os costumes Mexicanos.

Tal como ja todos estao a prever, nem todos os Empresarios cumpriram a sua parte do acordo, optando por manter os seus costumes de origem Norte Americana.

Quando o governo Mexicano se apercebeu desta situacao, enviou tropas com o intuito de patrulhar o Tejas para se certificarem que os costumes Mexicanos prevaleciam nessa provincia, situacao que enfureceu os Empresarios que la viviam e que esteve na genese da guerra desta provincia pela independencia face ao Mexico. Para combater o exercito Mexicano, a provincia do Tejas contraiu dividas e numa batalha em San Jacinto, que ficou celebre por um exercito de poucas dezenas ter derrotado um cinco ou seis vezes maior em apenas 18 minutos (devido obviamente a uma tatica que fez uso do fator surpresa), o Tejas conquistou a sua independencia, tornando-se um Estado.

Apos a tao aguardada declaracao, o Estado do Tejas estava atolado em dividas em virtude dos emprestimos contraidos junto dos EUA durante a guerra. Apos uma decada de independencia, o Estado do Tejas nao so nao conseguia amortizar o montante em divida, como o mesmo ia aumentando.
Paralelamente, os Mexicanos faziam investidas para tentar recuperar este Estado acabando por originar uma entrega pacifica do mesmo, por parte dos Tejanos, aos EUA para que as suas dividas fossem perdoadas e o seu exercito os protegesse dos Mexicanos.

A pacifica entrega deste Estado aos EUA, influenciou a mudanca de nome para Texas e revelou-se, mais tarde, uma boa surpresa com a descoberta das bacias de petrĂ³leo que, ainda hoje, estao na base da sua pujante economia.

Nome atual: Texas
Capital: Austin
Maior cidade: Houston
Populacao: 25 milhoes (2° estado mais populoso)
Densidade populacional: 37,17 hab/km² (26° mais denso)

PIB: US$ 1,208,432 trilhoes (2° mais rico)

No comments:

Post a Comment