Monday, July 1, 2013

Viva La Vida! Chegamos ao Mexico!

No Mexico celebra-se a vida com boa disposicao, alegria e muita cor. Neste pais, nenhum dos cinco sentidos e menosprezado e o nosso espirito descola do chao e vai arriba arriba em direcao a um lugar que ate entao nunca foi visitado, acomodando-se por la de calcoes, oculos escuros e um sorriso contagiante na cara!
Comecando pelo principio, este pais foi-nos apresentado de uma forma muito atabalhoada e caricata. No momento em que entravamos pela fronteira de Tijuana, noroeste do Mexico, e enquanto ja avistavamos a maior bandeira mexicana que existe no país (e acreditem que e um país com bandeiras bem grandes) fomos mudados do nosso autocarro para uma minivan com outras pessoas que carregavam varias bagagens comerciais, ate ao local onde se faz a vistoria as bagagens. No meio da confusao de malas a entrar e a sair do tapete rolante do raio-x, ouvimos o guarda gritar ao fundo num tom descontraido ‘voces dois, carreguem no botao e passem para la’. Seguimos estas instrucoes e apos percorrer o corredor que ligava a zona do raio-x a minivan que entretanto ja nos esperava em territorio mexicano, perguntei ao Formiga ‘viram o teu passaporte?’, ao que ele respondeu ‘Nao! Nem sequer olharam…entao tambem nao tens qualquer carimbo?’ ao que retorqui negativamente. Desta forma encontravamo-nos em territorio mexicano, sem qualquer notificao de que entramos assim como sem qualquer prova de que saimos dos EUA. Guardamos o bilhete para provar que saimos dos EUA, nao va ser suspeito nao termos qualquer indicacao da saida do país apos o termino do visto de turista.
Mexico 1 – EUA O em materia de coolness!
A primeira paragem foi Tijuana, mas apenas por uma hora, uma vez que seguimos logo para San Quintin, uma das principais vilas do norte da Baja California. Foram tantas as vezes que fomos desaconselhados a ficar em Tijuana que quase nao equacionamos la ficar, mas como iríamos testemunhar nos locais seguintes, a inseguranca no Mexico e um tema claramente sobrevalorizado. Obviamente que ha ruas perigosas nas suas metropoles, assim como carteis de droga nas montanhas do norte e guerrilheiros zapatistas no sul, mas com um minimo de bom senso, e possivel fazer-se uma estadia descontraida, segura e bem prazeirosa.
A vila de San Quintin nao era mais do que uma estrada com edificios rasos de ambos os lados. Com uma permanente poeira no ar, a escuridao meio asustadora da noite, contrastava com uma claridade forte como se aqui o sol fosse mais claro. Os olhos andavam sempre meio fechados, ora devido a poeira, ora devido a tal feroz claridade. Apos uma noite onde cantei ao desafio, num karaoke, o repertorio de Juan Luis Guerra e de Beatles com um mexicano simpatico, enquanto o Formiga se batia taco a taco com outro senhor que jogava snooker so com uma mao, decidimos que ali nao era sitio para pousar. No dia seguinte, apos os primeiros nachos de toda a viagem, entramos num luxuoso autocarro (sem ironia) para enfrentar 24 horas de viagem ate La Paz.
Na pequena cidade costeira de La Paz, que faz do Mar de Cortez o seu quintal e sustento, tiramos as primeiras ‘ferias’ da viagem. Aqui ficamos durante sete noites e aproveitamos para colocar os afazeres em dia como lavar a roupa, escrever cartas, regularizar mails, etc.
La Paz e um local que tem no turismo e na pesca as pedras basilares do seu funcionamento. E limpa, ordenada e nao tem muito trafego. Culturalmente nao tem muito para oferecer, mas geograficamente segura o seu lugar de destaque com praias como Balandra (considerada pela revista Travel como uma das 5 melhores do mundo) ou com a Isla Espiritu Santo que contem flora de primeiro nivel mundial. No dia em que viajamos ate ela vimos baleias , largas centenas de golfinhos, nadamos com lobos marinhos e fizemos snorkeling junto de rochas cuja superficie submersa estava coberta de peixes para os varios gostos. O condutor da nossa lancha, descendente de quarta geracao da tribo que ainda permanece como os únicos habitantes desta ilha surpreendeu-nos ao aparecer junto de nos, enquanto nadavamos, com um peixe que tinha apanhado com as maos. Uau!
Outro ponto de destaque em La Paz foi a praia de Balandra. Sendo necessario uma viagem de 30 a 40 minutos de autocarro, esta praia possui uma beleza rara com a areia branca a encontrar uma agua tao cristalina quanto possivel. Em forma de baia, esta praia tem apenas o inconveniente de ter uma profundidade pela cintura durante tantas centenas de metros que acabamos por desistir de mandar um mergulho como mandam as regras e cinjimo-nos ao chapinhar infantil que a praia nos obriga.
Ao setimo dia e ja com o astral bem cheio de La Paz arrancamos para uma viagem de dois dias (Ferry + autocarro) ate a Cidade do Mexico, uma das paragens mais aguardadas de toda a viagem.
A Baja California nao me convenceu. E, sem sombra para discussoes, uma regiao de sonho para quem gosta de vida marinha, lindas praias e toda aquela animacao noturna estival. Contudo, falta naquele ar qualquer coisa que nos faca querer voltar. Qualquer especificidade, caracteristica social ou pormenor bizarro que a faca ficar alojada no nosso cerebero num lugar facilmente identificavel.
Na mina opiniao, La Paz e apenas um sitio porreiro para pasar um fim de semana.
Curiosidades:
.O termo Gringo foi inventado pelos mexicanos quando o Mexico combatia contra os EUA pelas suas provincias do norte como o Louisiana, California ou Novo Mexico. Os soldados americanos tinham um uniforme verde e a expressao significava ‘GREEN GO’.
.Jacques Costeau considerou o Mar de Cortez, que banha a zona Este da Baja California, como o ‘aquario do mundo’ devido a variedade de vida marinha, incomparavel com outra parte do mundo.
.Na Isla Espiritu Santo, comecaram a fazer criacao de cabras ha umas decadas atras, para servir de alimento aos locais. Devido a facilidade de reproducao deste animal, rapidamente se perdeu o controlo e o numero de cabras ascendeu as dezenas de milhar. Para acabar com tal ‘impestacao’, o governo contratou um helicopetro com snipers que, do ceu, chacinaram grande parte destes animais. Como se nao bastasse, ainda deixaram as cabras ja sem vida no terreno, contribuindo para a proliferacao de doencas. Quando perguntei qual a razao para tal ato, responderam-me: ‘Porque foi o governo! E do governo esperamos sempre algo estúpido e ineficiente.
.Uma das praias mais famosas da zona de La Paz e a praia de Pichilingue. Esta praia tem este nome desde a altura em que os piratas ali chegaram e perguntaram: ‘Do you speak english?’ Dai, este nome evoluiu ate Pichilingue  :)