Monday, July 8, 2013

Cidade do Mexico - Recomendo!!!

‘Pernas para que vos quero, se tenho asas para voar’ – Frida Khalo

Sao sete horas da manha do dia 1 de junho de 2013 quando pousamos as mochilas e a guitarra no solo da Cidade do Mexico, volvidos que estao dois dias inteiros em transito, cujo inicio foi a ja tao longinqua cidade de La Paz.
Deparando-nos com uma ainda, relativamente, calma cidade devido a madrugadora hora, demos inicio ao ritual de busca de um local para dormir que nos levou ao celebre hostel da central Plaza Zocalo. Instalamo-nos num dormitorio com bom aspeto e eu volto a rececao para fazer algo que ja nao me lembro, quando recebo uma pancada nas costas. Ainda nem ha duas horas estava nesta cidade e ja estava a ser surpreendido por um amistoso reeconcontro com Pete Cunningham, o ingles com quem estivemos em Memphis e New Orleans. Preparei, de imediato, uma partida ao Formiga com o Pete a voltar junto dele no meu lugar. Depois de uns abracos e de uns rapidos updates combinamos reencontrarmo-nos para jantar e partimos a descoberta da Cidade do Mexico.

Chamando as coisas pelos nomes que sao supostos, a cidade capital do Mexico e designada por quem neste pais vive de DF (que significa Distrito Federal). A razao deve-se ao facto de, ha umas decadas atras, quando a Cidade do Mexico tinha uma dimensao muito menor, haverem varias cidades muito proximas que entretanto foram engolidas pelo crescimento avassalador da capital. Atualmente, tendo em conta a dificuldade que e isolar a Cidade do Mexico pelos seus limites oficiais, opta-se por se chamar a toda aquela metropole de DF.
Com as especificidades sobre o nome esclarecidas, passemos entao a forma! Circundada por uma cordilheira de montanhas e vulcoes, as suas encostas seguravam o lago que ali existia antes de os Aztecas comecarem a roubar espaco ao lago para construirem a sua cidade a que chamarm de ‘Tenochtitlan’. Imaginem agora a segunda maior metropolde do mundo, enterrada num vale que um dia foi um extenso lago. E fascinante estar no topo de um edificio central, olhar para qualquer direcao e ver a cidade a prolongar-se encostas acima!

A principal caracteristica a saltar a vista a quem chega a esta cidade e a sua intensidade. Desde o trafego de pessoas ao de carros, passando pelo clima ou pela quantidade de informacao, tudo e em larga escala, continuo e presente. Sente-se na pele a vibracao desta cidade! Contudo, da mesma forma que desaconselho a cardiacos, recomendo vivamente a todos os que se sentem na plena posse das suas capacidades e que nao cedem ao cansaco de serem surpreendidos em cada esquina.

Com acessibilidades de fazer inveja as maiores capitais europeias, DF e palco de um contraste interessante. Quando os espanhois chegaram a Tenochtitlan e comecaram a destruir o patrimonio Azteca, o general Cortez ordenou que as suas tropas ficassem sediadas numa localidade a sul, chamada Coyoacan. Suficientemente longe do centro que estava a ser destruido, mas relativamente perto para que se pudessem deslocar todos os dias ate ele, Cortez mandou construir dezenas de casas baixas, de arquitetura colonial, organizadas em ruas de largura media, nao descurando a plantacao de arvores que pretendiam fornecer a esta agradavel zona, largos trechos de sombra. Em simultaneo, foram tambem construidas Catedrais e Basilicas de Ordem Crista para os soldados e novos colonos que entretanto chegavam de Espanha. Muitos anos mais tarde, esta regiao (que entretanto foi abracada pelo crescimento da Cidade do Mexico de tal forma que hoje e uma regiao, relativamente, central) foi o local que albergou Trotsky, sua esposa, seu pai e irmaos quando estes pediram asilo político ao Mexico, devido a sagaz perseguicao iniciada por Estaline. Por detrás deste asilo esta um casal carismático e muito relevante na historia do Mexico: Diego Rivera e Frida Khalo!
Interessados na perspetiva política e ideologica que Leon Trotsky desenvolvia, foi Diego Rivera quem pressionou o Presidente Mexicano, Lazaro Cardenas, a conceder o asilo político, assumindo o proprio a responsabilidade de albergar o exilado em sua casa. Este excitante clima de partilha de ideias conheceu um final abrupto quase dois anos depois, com Leon Trotsky a admitir que mantinha um affair com Frida e que nao conseguia mais viver de consciencia tranquila, com a sua familia (esposa incluida), em casa de Diego. Em defesa propia, Frida alegou que so o fazia por Vendetta, apos ter apanhado em flagrante delito Diego Rivera com a sua irma.

Dispensando quaisquer apresentacoes, Frida Khalo e fascinante!

Cheguei a DF achando Frida uma mulher misteriosa, interesante, mas feia e sai, dez dias depois, completamente fa da sua beleza. Fiel a sua mente e de forte caracter, Frida Khalo foi, desde pequena, mais forte do que a sua fragil vida. Resistindo a varios revezes fisicos como o acidente com o eletrico, um aborto ou a poliomielite que a obrigou a cortar um pe, Frida Khalo e uma onda de luz num colorido Mexico que se apaga para a ver. A sua casa e hoje um museu e o seu legado encontra-se por la exposto, assim como pelas melhores galerias do mundo, tal como o MoMA em New York.
Escusado sera acrescentar que Coyoacan e uma zona de visita obrigatoria a quem vai a DF, sendo uma lufada de ar fresco que carrega um revivalismo acolhedor e colorido.

Uma dica importante para quem visita DF e nao se deixar enganar pelos pacotes turísticos para atracoes como a luta livre, Teotihuacano u Xochimilco. Como medida de exemplo, o pacote para a luta livre era de 45 USD. Contudo, e perfeitamente possivel ir e vir de metro e comprar o bilhete nas castica bilheteira da Arena Mexico, tudo por um custo equivalente a 4 USD. Se se quiser jantar, ha por la uns comedores (restaurantes pequenos, com menu reduzido, tipicamente mexicanos) onde se pode jantar pelo equivalente a 2 USD.

A luta livre mexicana e algo de tao amador, que se torna extremamente engracado ao inicio. As palhacadas sao tao mal ensaiadas e exageradas que quase soa impossivel sequer uma crianca achar alguma piada a tal entretenimento. A realidade e que e um fenomeno que move multidoes! Na minha opiniao, torna-se fastidioso ao fui de uma hora e um martirio ao fim de duas. Ainda assim, recomendo a visita! The beauty is in the eyes of the beholder e posso nao ter sabido captar a essencia da tao apreciada lucha libre mexicana.

Teotihuacan e Xochimilco sao dois pontos altos na cultura de DF. O primeiro e um complexo de piramides que funcionou como uma cidade do povo Mexica (atualmente designado de Azteca) onde viveram varias dezenas de milhares de pessoas e onde se realizou o sacrifico da vida humana em homenagem aos deuses, por milhares de vezes. Por sua vez, Xochimilco e uma zona da periferia de DF que contem um lago que se subdivide em varias arterias de agua, ao redor de casas cujo unico transporte possivel ate elas sao uns barcos estreitos e compridos. Havendo centenas deles, e possivel alugar-se um destes barcos (e respetivo condutor) e passear pelas varias ruas desta cidade, um pouco a imgem de Veneza, embora muito menos citadino. Ao fim de semana, especialmente ao sabado, pode observar-se varios grupos de jovens que compram alcool, contratam um cozinheiro, trazem uma aparelhagem e fazem a sua festa a bordo. Eu e o Formiga testemunhamos mais de uma dezena destas discotecas flutuantes.

Seguindo uma onda de recomendacoes, nao posso omitir o Museu Mural Diego Rivera, no qual esta o epico mural que conta toda a historia recente do Mexico, ou o Museu de Antropologia, cotado como o melhor do mundo nesta materia. Para visitar o segundo, aconselha-se uma noite bem dormida e um dia inteiro. (Definitivamente, nao e para meninos!)

Por ultimo, recomendamos uma visita a Cidade Universitaria de UNAM (Universidad Nacional Autonoma de Mexico) que e a maior do mundo, possui uma das melhores vistas sobre DF e dezenas de murais dos maiores artistas mexicanos, alguns dos quais tao fascinantes que sao, inclusivamente, considerados patrimonio mundial.

Pois e! E isto que se faz quando se fala na Cidade do Mexico: recomenda-se!

E obvio que temos varias estorias pessoais para contar, mas que penso que assumem um caracter secundario face a estes factos e locais que vos contei. Num tom diferente, este post pretende ser um pouco mais contemplativo e menos ‘vivido’. Com tanta vida que ha em DF, contempla-la será, por si so, uma experiencia suficientemente compensadora.

P.S.: Um agradecimento especial ao Manel, ao Tomas e ao Miguel que nos apresentaram a varias pessoas em DF e com quem passamos um par de belos seroes.

P.S.2: Com o Pete partilhamos 3 dias inteiros e 4 noites. Sem duvida, uma personagem quem marcara esta viagem. 

No comments:

Post a Comment