Saturday, April 20, 2013

Busking!

busking - To play music or perform entertainment in a public place, usually while soliciting money.

Sendo um sonho de infancia, mesmo que pouco partilhado por achar pouco apropriado, decidi que iria fazer busking ao longo desta viagem. Comecei por lancar o desafio ao Formiga (que sabe como manejar uma marioneta), que comecou por nao se mostrar muito entusiasmado. Mas como eu sou uma pessoa persistente (e chata), comecei a convence-lo com exemplos, que ia pesquisando nos foruns da internet, que se montassemos um numero para atuar na rua, talvez conseguissemos otimas experiencias e algum dinheiro. O nosso principal ponto de discordia era o potencial financeiro do numero. Eu acreditava que o mesmo nos podia pagar algumas dormidas e o Formiga discordava categoricamente, afirmando que, quanto muito, conseguiriamos algumas refeicoes. Ainda assim, la concordamos que deviamos arranjar uma guitarra para a marioneta e preparar um repertorio.

Com o nome de Robert Johnson e com uma guitarra azul construida pelo proprio Formiga, fizemos a primeira incursao pela estacao de metro de Battery Park em NY. Sendo uma estacao secundaria e com pouco movimento, era o sitio ideal para fazermos  um primeiro teste. O resultado foi um grande divertimento para nos e um pequeno entretem para quem esperava para entrar nas carruagens. Houve quem sorrisse, houve quem filmasse, houve ate quem batesse palmas, mas o dinheiro ganho foi de apenas 3,5 dolares. Muito longe do que tinha tentado impingir ao Formiga.

A segunda tentativa foi no Central Park, uns dias depois. Com a companhia do Filipe, estudante de musica jazz em NY, munido com a sua guitarra eletrica ligada a um pequeno amplificador, tocamos quase duas horas para um publico maioritarimente infantil. O nosso numero la decorreu debaixo de um sol baixinho de final de tarde, diante de pessoas que aproveitavam os ultimos raios de copo de starbucks na mao. Desta vez, arrancamos aplausos, elogios, alguns piscar de olhos e 18,94 dolares que utilizamos para fazer uma bela jantarada para 5 :)

Partimos entao para Chicago com o feeling de que isto e divertido e que tem muito para oferecer, mas enquanto o Formiga estava feliz da vida, eu ainda pressentia que estavamos longe do nosso potencial financeiro.

No comments:

Post a Comment