Saturday, May 4, 2013

Memphis no Mississipi!

Memphis e daqueles sitios que sempre ouvi falar e que sempre soube o que la havia. Tambem sempre li estorias cujo ponto de viragem ou desfecho dramatico ocorreram nas suas ruas. Contudo, nunca soube onde ficava!

Ate poucos dias antes de sair de Nashville em direcao a Memphis, sempre imaginei que esta cidade estivesse localizada no Estado do Mississipi e nao no conservador e campestre Estado do Tennessee. Permitam-me discordar do mapa dos Estados Unidos, mas parece-me muito mais adequado que Memphis se localize no sofrido e misterioso Mississipi. A propria localizacao da cidade, sugere uma tentativa de fuga de um Estado com o qual parece nao se identificar, no que diz respeito as suas crencas e caracteristicas sociais.

O abismo testemunhado logo no primeiro dia na Beale Street, cimentou as bases do meu erroneo julgamento sobre a tutela da cidade que e mae de um turbilhao social e pai de um legado musical, que so encontra paralelo em Nashville, precisamente o outro lado do abismo. Tal como a Broadway em Nashville, a Beale Street e a rua da baixa de Memphis que alberga dezenas de clubes de musica ao vivo, os quais disputam, ombro a ombro (decibel a decibel), a atencao de quem por la passa. A surpresa adveio entao do facto de a mancha branca que calca botas em bico, usa barba, chapeu e cinto de fivela larga, ter sido substituida por uma negra, de cabelo encaracolado e grisalho, menos espalhafatosa e mais melancolica. Foi entao que tivemos o nosso primeiro assalto com o blues e... perdemos por KO!

Enquanto estivemos Memphis, so nao passamos a noite nos clubes de blues uma vez, exclusivamente devido a um rol de contratempos que, embora nao nos tirando o mood, nos dificultaram a logistica.
E que o blues nao cansa! O blues cresce! Do boogie woogie ao acustic blues, passando pelo blues rock, slide guitar blues e ate pisando o calcanhar do country com o bluegrass, desfilaram diante dos nossos olhos, musicos de tecnica e groove inquestionaveis.
Se em Nashville perdi a minha virgindade, em Memphis perdi a minha inocencia!

Mas para quem, como eu, cresceu a ouvir rock, Memphis tambem tem um dicionario de palavras a dizer! Embora composta em Clarksdale, a primeira musica de rock da historia ‘rocket 88’ foi gravada nos Sun Studios por Sam Phillips. Este senhor, que duvidou do talento do seu artista Elvis Presley ate ao momento em que o mesmo passou na radio local e os incessantes telefonemas para o radialista obrigaram-no a passar a mesma musica (‘That’s all right Mama’) mais 14 vezes nas tres horas seguintes, foi tambem quem apadrinhou o Man in Black, o Blues Boy King e um new kid on the block chamado Jerry Lee.
Visitar este pequeno studio, agarrar no microfone do Elvis e ouvir gravacoes onde o mesmo se enganava porque o Carl Perkins estava a fazer-lhe caretas, no preciso local onde aconteceram, tem a sua magia. E uma experiencia muito mais direta e franca do que visitar Gaceland, a casa que Elvis comprou quando tinha 21 anos e que alberga os seus avioes privados e a sua colecao de Cadillacs.

Elvis e Megalomano! Nenhum outro artista tem este estatuto. A versao de Graceland sobre a sua vida e a de um conto de fadas para criancas, bem distante das estorias que o meu pai me contava de que ele era um drogado gordo que, quando se irritava, destruia as televisoes que tinha em casa (referindo-se a sua longa fase decadente, penso eu). Nao obstante, quem tem tal dom, esta perdoado!

Nunca vou esquecer o momento em que ouvi, numa grafonola, Elvis a cantar uma cancao de amor que eu desconhecia, nem a sua versao de Sometinhg dos Beatles que tocou num concerto de beneficiencia no Havai.

Memphis foi assombroso. Foi o sitio que nos fez deixar o busking por algum tipo de respeito ou forca superior de submissao. Foi tambem a explicacao que nos fez clarificar muitas das nossas meias ideias sobre a luta pelos Direitos Civis da Igualdade de racas e de generos travada nos 60’s e 70’s.

Para quem nao gosta de musica, nao vejo motivos muito fortes para se visitar Memphis, exceptuando o Museu dos Direitos Civis edificado no local onde o assassino de Martin Luther King Jr. disparou a espingarda.
Para quem gosta, adora ou venera musica, nao fiquem velhos e doentes sem ca virem! Sera um grande erro nas vossas vidas…

(reflexao barata: Sera que a palavra Music vem da cidade de Memphis? Fazia todo o sentido…)   

No comments:

Post a Comment